Mentoria Mulheres

Mas não basta saber o que queres mudar

É essencial definires como vais fazer, quando vai acontecer, onde e – talvez o mais importante – quem te vai ajudar nesse processo.

A minha missão é mostrar-te como esta mudança pode ser leve e guiar-te ao longo deste processo, através de uma abordagem de coaching e ferramentas/estratégias direcionadas para as tuas necessidades.

“Metade de mim é mudança. E a outra metade está a mudar.”

– Mentora e Coach de Mulheres Marisa Matos.

SOBRE MIM

Olá, sou a Marisa.

  • MENTORA
  • COACH
  • TERAPEUTA OCUPACIONAL

Eu sou a Marisa Matos, mentora de mudança, e estou aqui para te ajudar a concretizar mudanças positivas na tua vida. Seja na forma como vives a tua parentalidade, rotina ou trabalho, estou aqui para te guiar.

Entendo que mudar pode ser desafiante, mas acredito que pode ser feito de forma leve e ao teu ritmo, respeitando quem és. A mudança genuína vem de dentro para fora, e é a minha missão proporcionar-te o apoio necessário para aprenderes a dançar com a mudança e alcançares os teus objetivos.

PERCURSO PROFISSIONAL

O caminho da minha mudança

O início do meu percurso profissional deu-se na área da Terapia Ocupacional.

Desde adolescente que sabia que queria ajudar os outros. Com 17 anos escolhi o curso de Terapia Ocupacional e com 22 anos comecei a trabalhar na área da deficiência. Esta experiência fez-me contactar com a diferença, com a diversidade e ressignificar a palavra incapacidade. À medida que ajudava mais e mais pessoas, sentia que tinha encontrado o meu propósito.

Foi então, que a minha vontade de mudança e de abraçar novos desafios me levou a trabalhar com o universo da 1ª infância. E nesse momento, tive um choque – voltei a contactar com memórias da minha infância que estavam arquivadas. Tomei consciência que quase 30 anos depois, poucas coisas tinham mudado. Percebi que as crianças que tinham um diagnóstico estavam protegidas pelo mesmo e tinham permissão para serem crianças (quase sempre), mas as restantes não. Assisti a muitas situações que me deixaram triste, paralisada, impotente…e foi a primeira vez que senti que não queria trazer um filho a este mundo. Um mundo onde não era seguro ser criança.

Compreendi que a minha missão não era trabalhar com as crianças. A minha verdadeira missão era trabalhar com os adultos – nunca de um lugar de julgamento, mas de um lugar de acolhimento, para dizer “eu lamento que não tenhas sido acolhida em criança, lamento que não tenham respeitado as tuas necessidades e que não te tenham ensinado a gerir emoções, mas ainda há tempo para mudar esta narrativa”…

Decidi, então, explorar novos horizontes e embarcar na certificação em Coaching Profissional. Uma escolha que me levou a mergulhar mais a fundo na área do desenvolvimento pessoal – Neuro Estratégia, Parentalidade e Educação Consciente. A integração de todos estes conhecimentos, conduziu-me ao momento presente.

Hoje, ajudo pessoas a concretizar mudanças na sua vida, sejam pais ou não. Porque todos somos mães ou pais de nós mesmos.

Licenciatura em Terapia Ocupacional

Escola Superior de Saúde do Alcoitão, 2011

Terapia Ocupacional

Orientação e integração profissional de pessoas com deficiência ou incapacidade, 2011 a 2020

Certificação em Coaching Profissional

Life Training, 2022

Terapia Ocupacional em contexto pediátrico

2020 a 2023

Certificação em Neuro Estratégia

Life Training, 2022

Mentoria e Coaching

2022 – presente

Curso Parentalidade e Educação Consciente

Instituto CRIAP, 2023

Curso LASEr na Parentalidade e Educação

Life Training (a frequentar)

foto das mãos de Marisa segurando um livro

VALORES

Aceitação

de quem somos, das nossas necessidades e escolhas, sem julgamento.

Liberdade

para mudar, tomar decisões e dançar com a vida, ao sabor da mudança.

Responsabilidade

para cuidar das nossas necessidades, colocar limites e assumir as rédeas da nossa vida.

Algumas curiosidades sobre mim…

Curiosidade #1

Já mudei de casa 12 vezes e vivi em 5 cidades diferentes. Aos 18 anos mudei de cidade, a primeira vez, para ir estudar Terapia Ocupacional. Desde então, mudei várias vezes, sempre em busca de um lugar onde me sentisse, verdadeiramente, em casa. Nessa busca, descobri que pertenço a muitos lugares.

Mentoria Mulheres

Curiosidade #2

Tenho ascendência russa – o bisavô do meu avô paterno e o seu irmão eram comerciantes de cortiça russos e numa das suas viagens a Portugal acabaram por se render à costa alentejana e ambos casaram com locais.

Marisa segurando uma chavena

Curiosidade #3

Sou filha única – talvez por isso, sempre dei muita importância às amizades e ao valor da comunidade.

COMO TE POSSO APOIAR

Mentoria
Individual

Programa VIVE, um programa onde vais aprender a organizar e a estruturar o teu dia-a-dia para conseguires gerir processos de mudança.

Mini
Programa

Muda a Tua Realidade, é um programa onde te vou ajudar ao longo de 3 meses para conseguires mudar a tua realidade