#2 Repensar a Parentalidade

No episódio #2 do podcast A vida é (mu)dança, a Marisa Matos partilhou a sua reflexão sobre o tema Parentalidade.

Como a sua percepção da parentalidade mudou depois de contactar com muitas crianças, famílias e mais recentemente, ao estudar Parentalidade Consciente. Estudos recentes (últimos 20 anos), referem que uma parte importante do cérebro (córtex pré-frontal), responsável pela regulação das emoções, só está totalmente desenvolvida por volta dos 25 anos. Isto impacta a forma como as crianças vivem as emoções, justifica as famosas “birras” e a importância da corregulação.

Marisa Matos (00:00)

Olá! Recentemente estive a dar uma formação a famílias, no dia da família, e falámos muito sobre as famosas birras ou explosões emocionais. E foi muito interessante falar com pais e tios e avós sobre este tema, porque eu sinto que falta muita literacia nesta área. Eu não sou mãe, mas trabalho com famílias há muitos anos, trabalhei muitos anos como terapeuta ocupacional com crianças e observei, diretamente, explosões emocionais e percebi que, de facto, é muito mais desafiante para nós do que para a criança. Então, à medida que eu fui lendo e estudando sobre o tema, além de observar, percebi que recentemente se descobriu, e quando eu digo recentemente foi nos últimos dez/20 anos, descobriu-se que o
nosso cérebro é o último órgão a desenvolver -se. Então, parece que até aos 25 anos, e até há um estudo que fala em 30 anos (vejam só!), mas até aos 25 anos o nosso cérebro continua a desenvolver-se. E há uma parte do cérebro que é muito importante para a regulação emocional, que é o córtex pré-frontal, que é esta parte aqui da frente. E como é responsável pela regulação das emoções e pela regulação dos impulsos…Como devem imaginar, uma criança não consegue gerir as emoções da mesma forma que um adulto…(continua)      

BLOG

#2 Repensar a Parentalidade

LEIA MAIS

#1 Rita Rovisco – Recriar a Infância

LEIA MAIS